Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 As rezas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

As rezas Empty
MensagemAssunto: As rezas   As rezas EmptySáb Dez 01, 2007 10:55 pm

Estudemos quais as rezas que o talmud estipula que recitemos diariamente...

O Shemá deve ser recitado ao se Deitar e ao se Levantar. (berachot 2a & 2b)

O Ashrei deve ser recitado três vezes ao dia. (berachot 5a & 5b de não me engano)

Quais outras são estipuladas ainda no seder berachot?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Ariela




Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

As rezas Empty
MensagemAssunto: Re: As rezas   As rezas EmptyQua Dez 05, 2007 6:45 pm

Abaye disse: Mesmo uma pessoa estudiosa deveria recitar um verso de súplica, como por exemplo: "Em Tua Mão confiei meu espírito. Tu me redimiste, ó Eterno, D´us da verdade."

Rabi Levi Hama diz em nome do Rabi Simeon Lakish: Um homem deve sempre estimular o bom instinto [em sua alma] para combater o mau instinto. Porque assim está escrito: "Tremei e não pecai." Se ele consegue subjugá-lo, bom. Se não, que estude Torá. Porque assim está escrito: "Consultai com o vosso coração". Se ele consegue subjugá-lo, bom. Se não, que recite o Shemá. Porque assim está escrito: "Em vosso leito". Se ele consegue subjugá-lo, bom. Se não, que se lembre do dia de sua morte. Porque assim está escrito: "E calai-vos".

Rabi Isaac disse: Se alguém recita o Shemá em sua cama, é como se ele segurasse uma espada de dois gumes na mão. Pois assim está escrito: "Estejam na sua garganta os altos louvores de D'us, e na sua mão espada de dois gumes.

Rabi disse mais: Se alguém recitar o Shemá em sua cama, os demônios se mantém afastados. Porque assim está dito: "como as reshef voam para cima." A palavra "uf" se refere somente à Torá e está escrito: "Fecharás [hataif] tu os olhos nas riquezas? "Elas se vão" E "reshef" se refere somente aos demônios, como está dito: "Consumidos serão de fome, devorados de reshef (raios) e de amarga destruição.
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

As rezas Empty
MensagemAssunto: Tambem se deve   As rezas EmptySáb Dez 08, 2007 7:48 pm

também se deve recitar o salmo 145(ashrei, na verdade), 3 vezes por dia, pois assim está dito:
-----------------------------------------
Berachot 4b

R. Eleazar b. Abina diz: Qualquer um que recita [o salmo] Louvor de David três vezes todos os dias, certamente herdará o mundo vindouro. Por que motivo? Devo dizer que é pelo fato de ele ser ordenado alfabeticamente? Então deixe que ele recite "Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho", que possui uma ordem alfabética em múltiplos de oito. Novamente, é por conter [o verso], "Abres a mão, [e satisfazes o desejo de todos os viventes.]? Então deixe que ele recite o grande Hallel, em que está escrito: "Que dá alimento a toda a carne!" - Em especial, [o motivo é] que ele contém ambos. R. Yeohanan diz: Por que o "nun" está faltando no Ashre? Porque a queda dos inimigos de Israel começa com esta letra. Porque assim está escrito: "A virgem de Israel caiu; nunca mais tornará a levantar-se." (No Oeste este verso é interpretado assim: "Ela está caída, mas não voltará a cair. Levanta, ó virgem de Israel). R. Nahman b. Isaac diz: Mesmo assim, David se refere a isso por inspiração e promete a eles que vão se levantar. Porque assim está escrito: "O Senhor sustém a todos os que estão a cair".

R. Eleazar b. Abina diz ainda mais: Maior é [a realização] atribuída à Michael do que aquela atribuida à Gabriel. Porque de Michael está escrito: "Então voou para mim um dos serafins", e de Gabriel está escrito: "O varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando em um vôo etc..." Como você sabe que este [termo] "um" [dos serafins] se refere à Michael? - R. Yeohanan diz: Por analogia entre [as palavras] "um" e "um". Aqui está escrito: "Então voou para mim um dos serafins"; e em outro lugar está escrito: "E eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me." Um Tana ensinou: Michael [cumpre seu objetivo] em um [vôo], Gabriel em dois, Elias em quatro e o Anjo da Morte em oito. Na época das pragas, no entanto, [o Anjo da Morte, também, cumpriu seu objetivo] em um vôo.

R. Yehoshua b. Levi diz: "Apesar de um homem ter recitado o Shemá na sinagoga, é um ato religioso recitá-lo novamente na cama. R. Assi diz: Que verso [pode ser citado para dar base a isso]? "Irai-vos e não pequeis; consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos." R. Nahman, no entanto, diz:
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





As rezas Empty
MensagemAssunto: Re: As rezas   As rezas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As rezas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Talmud e Midrash :: Talmud-
Ir para: