Daniel...Ahuv, vou utilizar um dos ensinamentos do
Rebe para entenderes o que lestes na
Mishná 2, na Mishná 17 e na Mishná 18, ok?
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Capítulo 1 da Mishná 12 - Pirke Avot, a mensagem central é:
"Amar e procurar a Paz".
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Na
Mishná 18, Perek Rishon lemos:
" Três coisas fazem o mundo ser preservado: a verdade, a justiça e a paz."
"O mundo se apóia sobre três coisas: sobre a Torah, sobre o culto Divino e sobre os atos de benevolência" Mishná 2 do Perek Rishon"
Pois bem, Ahuv...note que esta pessach não gradua as
"três coisas" sobre as quais o mundo se apóia", mas sempre que leres a Mishná considere a
ordem de citação das mesmas.O
Capítulo 32 do Tania, enfoca o
"auto-sacrifício" e podes encontrar nele um belo significado da
"coroa da Torah", da
"coroa do Cohen" e da
"coroa da realeza"Neste Capítulo aprendemos o valor do interesse de Aharón pelo seu semelhante.
Quando consideramos a sua posição de sumo Sacerdote, conferimos uma dimensão de grandeza à conduta de de Aharon!
Hilel disse disse:
"Sejas um discípulo de Aharón, procures a paz e ames AOS SERES CRIADOS, levando a eles, (exortando-os) a Sabedoria da Torá" (como o nosso Chaver Davi, mencionou)
Mas perceba que são utilizadas as palavras:
"SERES CRIADOS" em vez de "gentios".
Mientras estava fora do Santuário ocupando-se com os gentios.
A esta altura seria muito possível que Aharon obtivesse a
"impureza ritual" por permanecer fora do Santuário por um período maior do que lhe era permitido.
Não obstante estava disposto a correr este risco a fim de divulgar amor e união entre muitos que não compreendiam o significado e valor deste sentimento e actitude...
Um detalhe muito importante na Mishná é a ordem de citação Tenha sempre isto em mente!
Assim entenda da frase:
"Três coisas fazem o mundo ser preservado: a verdade, a justiça e a paz".1° :A Verdade
2° :A Justiça e
3° :A Paz
Assim, fica fácil entender porque o Rabbi complementa que
"a Verdade e julgamento da Paz administram os portões"...Aharón priorizava transmitir amor e bondade, na confiança de que D-us lhe permitiria exortar a Torá aos gentios, aos que não conheciam as palavras de D-us...
Colocava em risco, a sua "pureza ritual" de HaKohen (Sacerdote) por permanecer fora do Santuário além do tempo permitido.(sobre o culto e os atos de benevolência que citastes)
Também é significativo na Mishná o emprego dos verbos:
"exortar" ou "introduzir" a Torah (aos "gentios") no sentido de entenderes a "coroa da Torah"
Aharón se dedicava aos gentios e procurava a eles se "integrar" ao máximo.
Seus esforços se centravam em
"levar a eles a Sabedoria da Torah", e não esperar que HaShem, "sozinho" os conscientizassem da importância de compreender o significado das Palavras Sagradas.
A disposição de Aharón em exortar aos demais as Palavras de D-us não implicava em renúncia alguma das Leis.
Em momento algum ele adaptava a Torah "ao gosto" dos gentios por mais que muitos agissem de forma hostil com ele frente à questões que não compreendiam e por isto refutavam.
Se leres
Shir HaShirim raba 19 entenderás que Aharón seguiu o mesmo modelo de Hashém:
Hashém inicialmente mostrou aos judeus "milagres" e maravillhas quando os libertou do cativeiro do Egito e somente depois lhes entregou a Torah no monte Sinai.
"Yebarejejá Hashem Veyishmereja" = "Que HaShem te bendiga e te proteja"
Foi como HaShem ensinou a Aharon o modo como se deve bendizer o povo de Israel.
Se pensares é a resposta que precisamos para compreendermos "...o julgamento da paz" (Mishná 18, Perek Rishon) pois quando HaShem "Bendiz" não há melhor "recipiente" para receber e guardar (armazenar) a benção que a Shalom (a Paz).
Ou seja a paz é como um
"recipiente", figurativamente o mesmo que aquele no qual podemos preencher com de água, vinho, pão, etc.
Se não há um recipiente tudo se derrama e se perde...
As bençãos necesitam de um recipiente que as receba e as mantenham, e assim é o mesmo com a paz.
Aharon é o exemplo que todos devemos seguir, porque mesmo que a ele ela atribuído conferir as bençãos, ele desenvolveu o dom de ensinar ao povo qual era o recipiente adequado para que as bençãos do Eterno "habitassem" entre eles.
Através da coroa do Cohen, ele quis "coroar" o povo com a Torah.
Aharon se dedicava(devoção) a garantir que todos os habitantes de Israel pudessem ser "recipientes" para uma completa paz.
A devoçåo de Aharon HaKohen era a sua maior ferramenta.
Nesta ordem de pensamento prosseguimos com o que HaShem disse a Aharon:
"Yebarejejá Hashem Veyishmereja" = "Que HaShem te bendiga e te proteja"....
"que te bendiga e cuides do que lhe foi dado".
São duas coisas diferentes,
"bendizer" e
"guardar".
Uma pessoa pode ganhar muito dinheiro e no dia seguinte perder todos os seus bens materiais; foi "bendito" (recebeu as bençãos) porém não "cuidou do que recebeu".
Quero dizer que se há uma benção porém não existe um meio mais apropriado para que ela permaneça (um "recipiente onde possa ser guardada"), senão aquele onde a paz se encontra armazenada.
Por exemplo, se um homem muito rico, com um cargo importante em uma empresa, quem possui uma mansão, dispõe de um chofer, etc. todos os dias discute com sua esposa, com seu filho, estabelece com suas actitudes uma verdadeira "guerra diária"... seu sócio o leva aos Tribunais... este homem encontra-se envolto por problemas e dificuldades de ordem pessoal, não descansa, não tem paz, com certeza ele não disfruta de toda a riqueza material que possui.
Este homem amargura-se, se entristece porque não possuir paz é muito pior do que se ele nada possuísse, em termos financeiros.
As bençãos de HaShem são tão valiosas que, por isto, necesitam de um recipiente valioso, grandioso para poderem ser recebidas e preservadas...
Algo tão valioso como a paz!Se prestamos atenção, podemos observar que existem dois tipos de bençãos, a primera é a que Yaakov deu aos sues netos Efraim e Menashé:
"Yesimej Elokim Keefraim Vekemenashé". E a segunda é a benção dos cohanim.
O que estas duas bençãos tem em comum?
A resposta é que ambas possuem o mesmo recipiente:
a paz. Desde a criação do mundo, observamos que havia discórdia entre os irmãos, o que generalmente ocorreu quando o "menor"(mais jovem) era melhor que o maior....
Cain viu que seu irmão Abel era melhor que ele, e o matou.
Yishmael também se deu conta que Itzjak era "mais especial" que ele aos olhos de Abraham e por isto também intentencionou matá-lo com suas flechas.
Esav era o maior (o mais velho), mas Itzjak bendizeu a Yaakov. Neste momento Esav jurou matar o seu irmão mais jovem.
O mesmo se passou entre
Yosef com seus irmãos; ele era "mais especial" a Yaakov, e seus irmãos o excluiram a ponto de o venderem e também intencionaram matá-lo.
Quando Yaakov bendisse seus netos, filhos de Yosef, e colocou o mais velho do lado esquerdo e o menor do lado direito, sendo Efraim o mais jovem dizendo a ele que seria aquele que mais exito obteria...
Menashé, não se importou, não desenvolveu sentimentos de "ciúmes",não invejou...pelo contrário...
se alegrou pelo seu irmão. Ao observarmos esta actitude de Yaakov, podemos dizer que assim como eles receberam bençãos,
todos os Filhos de Israel também as receberam.Quando há motivos para discussão, porém quando uma pessoa se auto controla, é quando se liga, se conecta a benção, assim como foi com Menashé.
Assim também ocorreu com
Moshé e Aarón...Moshé, quem era o irmão mais jovem, foi escolhido por HaShem para ser o líder do povo, porém ele se negou dizendo que seu irmão Aharón era o mais apropiado, já que ele era o líder espiritual do povo de Israel no Egito.
Quando
Aharón soube que seu irmão mais jovem, Moshé, seria o próximo líder do povo, se alegrou tanto por ele, que HaShem o escolheu para ser aquele a quem caberia a função de bendizer a todo o povo.
Por isto está escrito:
"Vesamú Et Semi Al Bené Israel Van Abarejem" = "E levarão meu nome sobre o povo de Israel e os bendizerá"
Primero há que se
levar o nome de HaShem, para garantir a Paz, sobre o povo, para logo em seguida, poderem receber as bençãos, garantindo assim que a paz seja o recipiente onde as bençãos permaneçam.
Após as bençãos os cohanim, nas sinagogas, rezam:
"Sim Shalom" = "Põe, (ou derrama) a paz".
Recebemos as bençãos de HaShem, porém se agirmos de forma a estabelecermos conflitos entre os demais, se não nos auto-controlarmos, então estas bençãos não terão onde repousar e se perderão.
..."Verdade e julgamento da paz administram teus portões".Devemos "julgar" no sentido de considerar a paz, para que estas bençãos dêem frutos.
A benção dos cohanim são ditas no singular, para entendermos que estamos unidos e formamos um só povo, sem divisões.
Antes da entrega da Torah, Am Israel legou-nos um alto nível de união, como está escrito:
"Vayijen Sham Israel Negued Hahar" = "E se estabeleceu alí Israel a frente do Monte Sinai"
"Estabeleceu" no singular e não "estabeleceram" (no plural), para entendermos que era como disse a Mejilta:
"Ish Ejad Beleb Ejad" = " Eram como um só homem com um só coração".
É por isto que quando Moshé desceu, depois de quarenta dias, e se deu conta que havia um descontentamento entre o povo...
Uns orando a HaShem e outros ao bezerro de ouro, isto os levaram a inúmeras discussões que culminaram na divisão do povo, já que muitos estavam practicando a idolatria...
Então Moshê decidiu romper as Tábuas, já que não havia encontrado um "recipiente" onde elas pudessem ser guardadas.
Uma vez que Moshê dedicou-se a devolver a
paz a Am Israel, subiu ao monte Sinai em busca das segundas Tábuas.
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Neshikot!